Notícias

08-05-2018
Criador gaúcho de Zebu recebeu mérito ABCZ em Uberaba durante a Expozebu 2018



A noite do dia 4 de maio (sexta-feira) no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), foi marcada por comemorações e homenagens. A entrega do ‘Mérito ABCZ 2018’ encerrou a programação do dia, em uma cerimônia que reuniu importantes nomes da pecuária brasileira, técnicos do setor e profissionais da entidade. A entrega da honraria foi realizada no palanque Vicente Araújo de Sousa Júnior, onde 16 personalidades foram agraciadas. Mais uma vez, os associados da ABCZ puderam indicar os homenageados, nas categorias Colaborador, Internacional, Nacional, Político e Técnico.

Entre os homenageados, esteve o criador gaúcho Elair Bachi que desenvolve sua seleção juntamente com sua família nas Fazendas Fiorindo e Elair no município de Paim Filho (RS). Muito mais que um apaixonado pela raça Indubrasil, Elair Bachi é um pioneiro da nova fase que o zebuíno vive no Rio Grande do Sul. Foi ele, há mais de uma década, que retomou o registro genealógico da raça no estado, após muitos anos sem haver registros de Indubrasil por criadores gaúchos. De lá para cá, ele se tornou referência em todo o país, sendo um dos selecionadores que mais se dedica ao desenvolvimento do Indubrasil na atualidade.

Pós-graduado em Direito, foi no campo que Elair encontrou sua verdadeira vocação. No melhor estilo ‘homem de família’, ele acredita que o amor pela raça, marcada pela docilidade, produtividade e beleza, também tem a ver com os valores que carrega desde o berço. Tanto que afirma que a admiração pelos zebuínos é algo que toma conta de todos em casa. Pecuarista conhecido pela força de vontade, entusiasmo, comprometimento e prestígio entre os colegas, Elair é daqueles criadores que não se cansam de valorizar a raça que “transformou a sua vida” como define.

O criador começou a participar da Expointer (Esteio, RS) em 2011, quando trouxe a raça Indubrasil de volta à exposição após 20 anos de ausência, mantendo sua presença no evento interruptamente até 2017. Atualmente ele também integra a diretoria da Associação Brasileira de Criadores de Indubrasil (ABCI) que tem sede em Uberaba. Na solenidade de entrega do mérito ABCZ, Elair contou com a companhia do secretário de agricultura do município de Paim Filho, Gleisson Bessegato.

O Mérito ABCZ foi criado em 1977, com o objetivo de homenagear personalidades que se destacam no desenvolvimento do agronegócio brasileiro, especial na pecuária zebuína. “Nós tivemos muitas indicações, e todas elas excelentes! O critério utilizado pela nossa diretoria, para chegarmos a esses 16 nomes foi analisando o currículo de cada um, já que todos tinham seus méritos”, explicou Arnaldo Manuel de Souza Machado Borges, presidente da ABCZ.
Parque Estadual de Exposições Assis Brasil
Caixa Postal 91 - CEP: 93261-970 - Esteio (RS)
(51) 3473-7133 (durante a Expointer)
(55) 3422 9646
zebu@acgz.com.br



Associação dos Criadores Gaúchos de Zebu - Todos os Direitos Reservados - Copyright 2012